quarta-feira, 4 de maio de 2011

 

Cuidar da boca de meu bebê é necessário, pode machucar?

Ouvi outro dia o seguinte relato:
Um pediatra ao ser perguntado por uma mãe sobre como higienizar os sete dentes de leite de sua filhinha de 11 meses, respondeu: “Ah, em boca de criança não se mexe. Pode dar problema!!”
Não se toca, não se higieniza, os dentes não são escovados.
Agora me diga, em que planeta isso ocorreu?
Bem ao nosso lado! Portanto, vamos mudar a situação, vamos sair das trevas.

A verdade:

Bebês precisam ter a porta de entrada do organismo bem limpinha, operação que só pode ser realizada por adultos dedicados.
Agora, se não limparmos, o que pode ocorrer com essa pobre vítima? Doença! Cáries, gengivites, estomatites freqüentes, baixa de resistência, febre, impossibilidade de mastigar, e por aí afora. Com cuidados específicos, não alteraremos a flora bucal, apenas eliminaremos a placa bacteriana e se for o caso, faremos uso de recursos homeopáticos ou antroposóficos.

Só se cuida dos dentes das crianças a partir de 2 anos de idade?

Outra pérola comum: só pode ser tratada uma criança acima de dois anos de idade!

A verdade:

Bom, e aquelas crianças que nasceram com má formação nos dentes, e não conseguem comer e sentem dor?
Devemos sim observar desde o início a saúde bucal de nossas crianças, e leva-las ao odontopediatra sem medo, pois muitas vezes a criança por não saber se expressar como um adulto, não irá descrever um quadro de desconforto com todos os detalhes que se espera para levá-las ao dentista. Fique atento e leve seu bebê para sentir-se mais seguro!

Se a criança chorar durante o tratamento dentário vai ficar traumatizada?

Desde quando a criança se expressa por meio de discursos e aceita ficar parada, mesmo que seja por  alguns minutinhos? Leia mais sobre o tema  no site e cuide-se bem, para não incorrer em erros que podem levar crianças e famílias  ao sofrimento.
O que, mesmo profissionais da área que trabalham com óxido nitroso ou algum tipo de sedação e médicos anestesistas dizem?

A verdade:

Todos se negam a sedar ou submeter a  anestesia geral crianças pequenas, menores que sete anos. E cá entre nós, acima dessa idade, ela já tem que ser tratada de forma consciente, pois é isso que o mundo vai pedir para ela, ou seja, que lide com seus medos e inseguranças,  que confie, que aceite desafios e que finalmente se alegre com sua própria superação!!
Quando disserem que seu filho é muito agitado ou muito pequeno  para ser tratado em consultório, quando ele morder o dedo da dentista e ela ficar furiosa e encaminhá-lo para outro profissional que vá sedá-lo e disserem que ele vai ficar traumatizado se for tratado em consultório, reavalie a situação com calma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário