quinta-feira, 21 de junho de 2012

Resumo da Disciplina de Pré-Clínica I Artigo 19: Prevalência de Sinais e Sintomas de disfunção temporomandibular em mulheres com cervicalgia e lombalgia




Nos dias atuais muitas pessoas se reclamam de dores na coluna, e muitas delas não sabem que essas dores podem contribuir para o surgimento de outras dores no corpo, como a dor na ATM e a cefaleia, por que a coluna pode comprimir o nervo occipital e ocasionar a cefaleia, e pode afetar a ATM, porque ela está associada anatomicamente com as articulações da coluna, causando uma disfunção temporomandibular.
Foi realizado um estudo prospectivo com 20 mulheres entre 19 e 51 anos de idade, que frequentam a clinica de fisioterapia da grande São Paulo, comparando-as quanto à presença de cervicalgia ou lombalgia, para analisar a prevalência de sinais e sintomas de disfunção temporomandibular.
Após a analise dos resultados ficou evidenciado que ruídos, estalos, zumbidos, dores nos músculos da face, dores ao mastigar, o hábito de ranger ou apertar os dentes e dores na própria ATM, estão diretamente relacionados à má postura, ou seja, relacionadas à coluna vertebral. No entanto, foi comprovado que as mulheres com cervicalgia apresentam mais sinais e sintomas de disfunção temporomandibular do que as que possuem lombalgia.
Sendo assim, pode-se observar que o fato da coluna interferir na ATM podendo causar varias de dores, representa uma alerta para a população procurar cuidar da postura, evitando sérios problemas.

Autores: Tosato, J.P.; Gonzalez, T.O.; Sampaio, L.M.M.; Corrêa, J.C.F.; Biasotto-Gonzalez, D.A.; 2007. Art. Med. ABC 32 (Supl. 2). Departamento de Ciências da Reabilitação do Centro Universitário Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo (SP)

Alunos: Josecleiton
                Rafaela Dkarla da Silva Santos
Turma: 105.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário