quinta-feira, 21 de junho de 2012
Resumo de Artigo Número 27 Alunos: Taynan Almeida e Weyme Stenio
O estudo aborda o distúrbio do bruxismo,o ato de ranger os dentes sem causa aparente (consciente ou não) que contribui muito para a ocorrência de desgaste dos dentes,doença periodontal e distúrbios temporomandibulares.O artigo tem como objetivo analisar as varias classificações existentes de bruxismo na literatura,qual possibilita um tratamento mais eficiente e racional.
O estudo também procura relacionar o bruxismo a diversos fatores como presença de dor,horário onde mais ocorre,grau se severidade,presença ou não de tensão e também relaciona o bruxismo a hipertrofia de músculos como o masseter.O artigo também entra na discussão se o bruxismo é uma patologia ou não reunindo diversas opiniões de autores.
O bruxismo pode ocorrer tanto de dia (geralmente consciente),ou a noite (inconsciente) podendo ser um bruxismo fraco,moderado ou forte e com que freqüência intensa ou não sendo ainda em casos relacionado a ansiedade e depressão dentre outras dificuldades emocionais.O autor também também relaciona o bruxismo aos hábitos do portador do distúrbio.
O estudo é concluído enfatizando a importância de relacionar todas as classificações do distúrbio na busca de um melhor tratamento e sobre a importância de aprofundar os estudos a cerca do tema.
Autores Originais: Daniella Cristina GAIO ,Maria Doreotea Neves CURY,Sergio Elias CURY ,Sandra Rosa M. GIMENEZ,Edmara Cristina SALOMÃO,Ecila PINESCI
Jornal Brasileiro de Oclusão, ATM e Dor Orofacial - Ano 2 - v.2 - n.5 - jan./mar. 2002Omar Franklin MOLINA *
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário