quinta-feira, 21 de junho de 2012

Resumo De Pré-Clinica Dupla: Stefanye Myrelly Bezerra Aranha Turma: 105-3 / Odontologia


Donnarumma. M.D. C; Muzilli. C.A; Ferreira. C; Nemr. Kátia.
Disfunções Temporomandibulares: Sinais, sintomas e abordagem Multidisciplinar.
Rer. CEFAC. 2010 set-out; 12(5): 788-794


Primeiramente, esse artigo tem o objetivo de analisar, ou seja, verificar principais sinais e sintomas de certos pacientes que se encontra com disfunção temporomandibular que estão ou esteve em tratamento ortodôntico e observar o atendimento em clínica odontológica.
A única articulação móvel do crânio é a articulação temporomandibular, mais complexa do corpo humano, por que permite movimentos rotacionais e também translacionais; com certeza devido à articulação dupla do côndilo.
Diante disso, podemos afirmar que existem duas articulações conectadas a um único osso; a mandíbula, as quais funcionam simultaneamente. Para que se funcione adequadamente a articulação temporomandibular; a oclusão dental e o equilíbrio neuromuscular devem relacionar-se harmonicamente.
(DTM)- Disfunção Temporomandibular, reúne um grupo de doenças que acometem os músculos mastigatórios, para isso que é utilizado e também para ATM e estruturas adjacentes. Com isso, já incluindo nesse parágrafo as DTMs podem ser classificadas em dois grandes subgrupos: são aqueles relacionados à ATM (sintomas, sinais) e também relacionados a musculatura estomatognática. Ressaltando nesse artigo, que a DTM tem etiologia multifatorial, está relacionada com varias estruturas, uma delas podemos citar: Desgaste dental, oclusais, neuromuscular etc.
A DTM é muito ampla, sua forma de interpretação. Analisa e descreve certa população geral de pacientes sofrendo alguma disfunção dos músculos e articulações da mandíbula. Lembrando que a DTM se se caracteriza por dores nas articulações temporomandibulares e nos músculos mastigatórios. Ressaltando que é mais comum entre mulheres que em homens.
Tem um impacto negativo, como assim: prejudicam na qualidade do paciente, em relação ao trabalho, sono, atividades básicas no dia- a -dia de uma pessoa, ou seja, (pacientes). E muitos outros impactos que ocorre. Como também presença de ruídos articulares, limitação dos movimentos mandibulares etc.
Importância básica relacionada a esse artigo relatado, os cirurgiões-dentistas, fisioterapeutas, otorrinolaringologistas, neurologistas e clínicos devem avaliar de forma correta os possíveis fatores causais, e cada um de sua determinada área de atuação.
Diante desse artigo, fizeram uma pesquisa de indivíduos que estavam ou passaram em um tratamento, realizada em uma clinica odontológica, em uma determinada cidade (Sorocaba); analisaram itens importantes: idade, sexo, queixa, tipos de sinais e sintomas. Ressaltaram também os critérios de exclusão: crianças menores de 12 anos de idade; com DTM, e também de inclusão que é se estava acompanhado ou tem sido atendido por um dos ortodontistas. Depois de todas essas classificações; chega a um resultado, que após uma pesquisa, com analise de 125 prontuários pode-se constatar que houve predominância feminina; (Mais mulheres do que homens).
Importante também saber que houve ocorrência de pacientes portadores de DTM em um serviço de otorrinolaringologista, em uma pesquisa, isso por meio de analise e da avaliação de um questionário dado a 221 pacientes.






                                                               
                                                                     Juazeiro do Norte-CE, 21 de junho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário